1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. A Era de Ouro: como a Casablanca Records marcou a indústria?

A Era de Ouro: como a Casablanca Records marcou a indústria?

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você já ouviu falar na era de ouro? A Casablanca Records começou como um sonho e tornou-se uma das maiores fomentadoras da indústria da música nos anos 70. Nesse sentido, ela foi responsável não apenas por lançar grandes nomes, como Donna Summer, Village People e Cher. Mas, sobretudo, por analisar o que a audiência precisava e revolucionar os lançamentos.

Cena de "A Era de Ouro" com o ator Jeremy Jordan
Jeremy Jordan vive Neil Bogart, cofundador da Casablanca Records, no filme “A Era de Ouro”(Foto: Divulgação)

Exemplo disso? O álbum “Alive!” (1975), do Kiss, um marco nos álbuns gravados em shows e grande responsável pelo recomeço da gravadora. Mais do que isso, a Casablanca Records é responsável hoje por nomes influentes no mercado dance e eletrônico, comprovando sua relevância ao longo do tempo.

Se você não sabe do que se trata e/ou ficou curioso para saber mais sobre o mais novo filme A Era de Ouro, acompanhe este artigo com a gente!

Os impactos da Casablanca Records na indústria da música

Você, artista independente, já deve ter tido como inspiração em sua sonoridade ou em suas letras canções como as de Bill Withers, por exemplo. Afinal, ele foi um verdadeiro sucesso nos anos 70, tendo suas músicas regravadas, posteriormente, por grandes artistas, como Michael Jackson e Paul McCartney.

Mas, mais do que conhecer a produção desses cantores, é imprescindível entender o contexto da época e como a indústria da música era fomentada. Nesse sentido, o filme A Era de Ouro retrata como o sonho de Neil Bogart se transformou na gravadora responsável pela trilha sonora de muitos. Além, claro, de preceder o que seria a era do rock e do dance.

De parte da Warner Bros. à configuração independente, a Casablanca foi responsável pelos grandes sucessos dos anos 70. Ao mesmo tempo, entrelaçava sua história à de seu fundador, construindo um legado para ambos.

Seu casting permeava entre o disco, o soul e o rock, e reinventou a maneira de performar no palco e fazer hits atemporais.

Confere só no trailer do filme como o cenário da época era efervescente:

Já viu que é um longa obrigatório nos seus estudos enquanto artista independente, né? O filme é uma distribuição da Paris Filmes e conta com um elenco musical de primeira, com nomes famosos como os de Jason Derulo e Wiz Khalifa.

Artistas lançados pela Casablanca

Para entender o impacto que a Casablanca Records teve na indústria, podemos recapitular brevemente a carreira de alguns dos artistas que mais se sobressaíram naquele tempo. Assim, citamos quatro deles que precisam entrar na sua playlist:

Donna Summer

Donna Summer ficou conhecida como a Rainha do Disco, mas teve uma trajetória de sucesso para além desse gênero musical. Nesse sentido, ela acumulou mais de 30 singles nas paradas da Billboard, sendo quatro deles no topo. Foi a primeira artista a ter álbuns duplos consecutivos de sucesso e ultrapassar as pistas de dança, sendo número um também no R&B.

Ópera para fazer seus fãs dançarem? Também. Pela ousadia e o pioneirismo, foi descrita pelo The Times como uma das principais cantoras do mundo e é parte do Rock and Roll Hall of Fame.

Kiss

De misteriosas maquiagens a figurinos excêntricos, o Kiss abriu portas e atingiu marcos na história do rock and roll. Assim, sua irreverência impactou a década de 70 e contribuiu para o resgate da Casablanca Records em seus tempos mais difíceis.

A banda vendeu mais de 100 milhões de álbuns e conquistou 28 discos de ouro, com tours esgotadas em locais como o Madison Square Garden. Além disso, elevaram o hard rock a um patamar mais acessível, tornando-o convidativo a mais pessoas.

Village People

Você já ouviu Macho Man em alguma formatura, festa de casamento ou aniversário que a gente sabe! Além do sucesso com letras sugestivas, o Village People fez história ao inovar com os figurinos de cowboy, policial e até roupas de couro.

Lançados pela Casablanca Records, eles colecionaram um sucesso atrás do outro, como Y.M.C.A. e Can’t Stop The Music. O sucesso foi tamanho que artistas como Madonna, em seu início de carreira, fez show de abertura para o grupo.

Apesar dos maiores sucessos da Casablanca Records retratados no filme serem dos anos 70, não há como negar que o casting continua forte. Nesse sentido, a gravadora hoje se tornou uma divisão de dance e eletrônico da Republic Records – sim, a mesma de Anitta e Taylor Swift. Assim, nomes como Alok, Tiesto e Lindsay Lohan estiveram no novo time.

Não deixe de conferir A Era de Ouro e mergulhar na história da Casablanca Records!

É interessante, enquanto artista independente, analisar o processo de produção desses marcos e aplicá-los ao seu método de composição. Assim, é possível criar composições para além da era das redes sociais e a viralização, como o caso do TikTok, e construir hinos atemporais.

Ou seja: conferir tudo sobre a Casablanca Records é mais do que entretenimento, é dever de casa para os artistas. Logo, não dá para deixar de ver A Era de Ouro!

E, como networking é essencial para sua carreira, já aproveita e compartilha este artigo com mais pessoas da música que você conhece! Assim, além de assistirem juntos, vocês poderão discutir os pontos altos dessa obra da Paris Filmes e aplicá-los em sua carreira.

Pipoca a postos? Bom filme!

Laryssa Costa